Entre Fadas e Borboletas circulamos. Neste movimento transitório, inalterável, percorremos. Entre mistérios e paraísos lilases equilibramos. Entre matizes rosas e azuis voamos. E nos canteiros perfumados cultivamos. As flores mais lindas colhemos. Rosas vermelhas ou brancas exalamos. E nas manhãs de verão, nos amamos. (Paty Padilha)
sexta-feira, 14 de março de 2008
"As línguas são imperfeitas pra que os poemas existam..." (Adelia Prado)
Volto a ser menina e busco. Trago de volta as lembranças. Minhas esperanças... Consigo reviver tudo. O cheiro de terra molhada. Uma rosa orvalhada. Meus olhos nas calçadas. A poesia em meu ser tão arraigada. Meu sofrer aliviando. Eu sempre fantasiando. Sempre o sol buscando. Ao espaço aberto me jogando. No fundo do mundo me atirando. Nas asas da poesia posso viver minha fantasia. Tenho o coração ora em pranto, ora em cantoria. (SONIA DELSIN)
O dia 14 de março, comemorado em mais de cem países, é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia.
Grandes poetas brasileiros fazem parte da nossa história poética de todos os tempos. Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes são apenas alguns de nossos melhores.
- Poesia - manifestação literária que se diferencia da prosa, na forma e no conteúdo. A palavra poesia é herdada do grego, "poíesis", "ação de fazer algo", pelo latim - "poese", + "-ia" que significa"criação".
Entre os maiores poetas da humanidade estão o italiano Dante Alighiere, autor da obra "Divina Comédia", o português Luís de Camões, autor do célebre poema épico "Os Lusíadas" e o brasileiro Olavo Bilac, autor de "O Pássaro Cativo".
Todo dia é dia de poesia. Em todos os cantos do mundo, em todo os momentos,há alguém evocando sensações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele escreveu poesias importantes como “Navio Negreiro” e, não à toa, ficou conhecido como poeta dos escravos. Por ser um dos grandes expoentes da poesia romântica no Brasil é que Castro Alves é homenageado até hoje.
A poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”. Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo-grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe. (Juscelino Tanaka)
E no final das brincadeiras o melhor é a certeza de que a gente brincou.
Pelo prazer de estar vivo, pela honra de desfrutar de cheiros, tatos, barulhos e afetos.
Que a gente ande por aí orgulhosos dos nossos privilégios e alegrias.
Conta pra mim o que vê e eu andarei por nós.
Olha pra mim, olha por mim e eu te levo.
O mundo todo é assim. Que seja assim!!
Que quem não canta dance a voz do outro!
Quem não toca, que dance pousado nos acordes de quem toca!
Porque perfeito, só tudo junto.
Só uma das mãos não faz o aplauso, só uma boca jamais fará o beijo. Todos juntos, sim, podem formar a imensa risada, que quando for realmente enorme, Deus vai ouvir e nunca mais vai se sentir sozinho. (Oswaldo Montenegro)
Hoje 14 de Março é o dia para homenagear os Seres Encantados do Mar. Se você estiver à beira-mar ofereça às Divindades das Águas lindas rosas brancas, mentalizando amor e amizade antes de entregá-las ao Oceano. Se não estiver em região litorânea, basta colocar água e sal grosso em uma bela bacia e nela as pétalas de rosas brancas, pedindo aos Seres Encantados das Águas que renovem sua Energia e lhe tragam muito Amor à sua Vida. Diásia, a antiga Deusa das Águas entre os Gregos, nesta data pode ser invocada para proteger-lhe da pobreza.
Iara
Sereia
Iemanjá
Dorme, meu menino, com um sorriso brando, que é a ronda de astros quem vai-te embalando.
Gozaste da luz e foste feliz. Todo bem tiveste, pois tiveste a mim.
Dorme, meu menino, com um sorriso brando, que é a Terra amante quem vai-te embalando.
Tu olhaste a ardente rosa carmesim. Abraçaste o mundo: abraçaste a mim.
Dorme, meu menino, com um sorriso brando, pois é Deus na sombra quem vai-te embalando. (Gabriela Mistral)
O gato nunca é o gato mas a ausência domesticada vê-se bem felinamente que de abstrato só tem o dono
seu fruto/furto maduro ou podre é o salto
que interna-se no próprio gato (André Ricardo Aguiar)
A alma de uma mulher é antiga, infinita e cheia de segredos. Sorva-a aos poucos, como o vinho. E não queira decifrá-la toda, em todos os seus gostos e sensações. Deixe um pouco para amanhã. E surpreenda-se, sempre.
Uma borboleta pousa em minha janela com a esperança de colorir minha tristeza... (Eloah Bairral)
Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam!
Eles sabem que possuem asas. (Victor Hugo)
Quando somos criancas, somos um pouco de cada coisa. Artista, cientista, atleta, erudito. Às vezes parece que crescer é desistir destas coisas, uma a uma. Todos nos arrependemos por coisas das quais desistimos. Algo de que sentimos falta. De que desistimos por sermos muito preguiçosos, ou por não conseguirmos nos sobressair, ou por termos medo." (Kevin Arnold, no episódio "Coda" - Seriado "Anos Incríveis")
A lua, a praia, o mar Uma rua, passear Um doce, uma dança Um beijo ou goiabada com queijo? Afinal, o que faz você feliz? Chocolate, paixão Dormir cedo, acordar tarde Arroz com feijão, matar a saudade O aumento, a casa, o carro que você sempre quis Ou são os sonhos que te fazem feliz? Dormir na rede, matar a sede Ler ou viver um romance O que faz você feliz? Um lápis, uma letra, uma conversa boa Um cafuné, café com leite, rir a toa Um pássaro, um parque, um chafariz Ou será o choro que te faz feliz? A pausa para pensar Sentir o vento Esquecer o tempo O céu O sol Um som A pessoa ou o lugar Agora me diz o que faz você feliz?
O que faz você feliz? aquela comida caseira, arroz com feijão brincar a tarde inteira o molho do macarrão ou é o cheiro da cebola fritando que faz você feliz? o papo com a vizinha, o bife, a batatinha a goiabada com queijo um doce ou um desejo afinal o que faz você feliz?
O que faz você feliz? ficar de bobeira assaltar a geladeira comer frango com a mão tomar água na garrafa passar azeite no pão ou é namorar a noite inteira que faz você feliz? rir e brindar a toa um filme, uma conversa boa fazer um dia normal virar uma noite especial afinal, o que faz você feliz?
O que faz você feliz? comer morango com a mão por açúcar no abacate brincar com melão, goiaba, romã, jabuticaba ou é o gostinho de infância que faz você feliz? cuspir sementes de melancia falar besteira, ficar sem fazer nada plantar bananeira, ou comer banana amassada? afinal, o que faz você feliz? (Texto da campanha institucional do Pão de Açúcar)
A poesia não é voz - é uma inflexão. Dizer, diz tudo a prosa. No verso nada se acrescenta a nada, somente um jeito impalpável dá figura ao sonho de cada um, expectativa das formas por achar. No verso nasce à palavra uma verdade que não acha entre os escombros da prosa o seu caminho. E aos homens um sentido que não há nos gestos nem nas coisas: