sábado, 9 de fevereiro de 2008

Alma de menina



Em minh'alma sou uma eterna menina...
Menina moleca...Menina Sapeca...
Que crê em sonhos
E persegue fantasias...
Em busca da felicidade e alegrias!
Menina carente à procura de ti...
Quero colo,carinho e afagos...
Choro quando a emoção me invade,
Faço birra quando a raiva aparece...
E,sendo menina,esqueço depressa
As broncas que de ti ouvi...
Sou rebelde e não ouço conselhos,
Incontrolável não aceito regras.
Sigo a vida despida dos medos...
Às vezes chorando, mas logo sorrindo!
Busco,creio e vivo o amor total...
Hoje venho te confessar,
Foi com esta alma de menina...
Que esta mulher,por ti totalmente perdida
Num lindo dia, aprendeu a te amar!
(Neryde)



Pablo Picasso


Um dos livros que li e achei interessante foi O Pensamento Vivo de Picasso, publicado em 1985 por Martin Claret.. nele se encontra uma Auto-biografia, seus pensamentos, fotos, curiosidades a respeito de sua vida e a cronologia. Farei uma síntese do livro para que todos possam apreciar ainda mais este famoso pintor.

Pablo Picasso nasceu em 1881 na Espanha, foi o precursor do Cubismo que diria ele ter sido a "manifestação de um vago desejo de retornar à ascese", no qual tentavam ir em uma direção oposta à do impressionismo por isso a cor, a emoção, as sensações e outras contribuições impressionistas foram abandonadas. Desde sua infância, Picasso mostrou ser um grande talento nas artes e também nunca foi de muitos amigos e sempre preferiu a solidão. Em um de seus pensamentos, ele diz: "Por que Platão declarou que os poetas devem ser expulsos da República? Justamente porque todo poeta, todo artista, é um ser anti-social."
Françoise Gilot, uma de suas mulheres escreveu um livro chamado Minha vida com Picasso onde ela relato alguns fatos. Eu ri muito ao ler. Diz-se que o general alemão Otto Abetz dirigiu-se a Picasso e se referindo ao Guernica, lhe perguntou: "Foi o senhor quem fez este horror?" Ele respondeu: "Não, senhor embaixador. Esse horror foi feito pelos senhores!". Conta do seu colapso Freudiano com suas duas filhas (ele teve quatro filhos: Jaqueline Roque, Claude, Paloma e Paul Picasso), da sua paixão por touradas, do caos em que sua casa se transformava em matéria de bagunça, das suas respostas bem dadas e do seu amor pelas artes. Ele faleceu em 1973 com 92 anos e pôde apreciar a época de seu esplendor. A lista de seu inventário acusa 1885 pinturas, 7089 desenhos, 3222 peças de cerâmica, 7411 gravuras, 1723 pedras, 1228 esculturas e 8 tapetes.
Vale a pena ler e conhecer sobre esse grande artista!!!


"Solidão não significa recusa ao mundo. Ao contrário, quer dizer se colocar num observatório onde todas as coisas do mundo podem penetrar, decantadas e límpidas, sobretudo sob a forma de emoções." Pablo Picasso.


"A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos - viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama. Pisca e anda. Pisca e brinca. Pisca e estuda. Pisca e ama. Pisca e cria filhos. Pisca e geme os reumatismos. Por fim, pisca pela última vez e morre.
- E depois que morre - perguntou o Visconde.
- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"
(Trecho do livro Memórias de Emilia, de Monteiro Lobato)