quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dia Mundial da Voz 16 de Abril


O Dia Mundial da Voz, tem como objectivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.

O que é a Voz?

Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia. Também constitui um instrumento, relevante na socialização (como factor de estabelecimento das relações), estimulando reacções de interesse, de alegria, permitindo desenvolver afectividade. Pode-se considerar a voz, como o resultado da expressão corporal, dependente do bem estar físico e psíquico do indivíduo.

A voz, deve possuir um conjunto de características (intensidade, altura, duração e ritmo), permitindo um uso adequado e sua percepção agradável aos outros. Quando estas características, se alteram, instala-se um desvio, ou seja, deixa de ser aceite como “normal” se não estiver adequada ao sexo, à idade ou ao contexto sócio-cultural.



Como se produz a Voz?

1º Ao sentir vontade de falar, o cérebro transmite impulsos nervosos aos músculos do sistema respiratório,

2º esses músculos, ao contraírem-se, geram uma determinada pressão sob o volume de ar nos pulmões, que é forçado a subir ao longo da traqueia,

3º chegando à laringe (onde se situam as pregas vocais, formando um V invertido), o ar flui pelas pregas vocais, colocando-as em vibração, gerando um som,

4º esse som é modulado/amplificado, pelas estruturas do tracto vocal (cavidades de ressonância: faríngea, bucal e nasal e estruturas articulatórias, que se movimentam: lábios, língua e mandíbula), originando a voz, como um conjunto de sons da fala.

Qualquer alteração, ao longo desta via, quer seja por motivos estruturais e/ou comportamentais, irá condicionar uma boa qualidade vocal. As alterações da qualidade vocal designam-se por Disfonias.


O que prejudica a Voz?

Tabaco

Existe evidência científica quanto aos efeitos do tabaco na laringe, nomeadamente às alterações morfológicas e funcionais que ocorrem nas pregas vocais e consequentemente originam uma má qualidade vocal. A qualidade vocal vai-se deteriorando, muitas vezes sem que o indivíduo se aperceba, uma vez que esse efeito é gradual.

O fumo do cigarro, causa irritação das pregas vocais (resultando em edema e inflamação), estas reagem, produzindo muco, que se acumula em toda a sua extensão (na camada mais superficial), favorecendo o aparecimento de pigarreio e da tosse, conduzindo à desidratação, assinalada pelo indivíduo como “garganta seca, arranhada, áspera ou com expectoração”.

Álcool

O consumo diário de álcool, principalmente de bebidas destiladas, como o brandy, wisky e aguardentes, levam ao mesmo conjunto de acontecimentos, descritos anteriormente. O efeito nocivo, instala-se lentamente. O pigarreio é frequente e a tosse matinal, constituem comportamentos agressivos a laringe e faringe.

Cafeína

Esta substância, existente no café, chá e coca-cola, tem um efeito de desidratação das mucosas do tracto vocal, assim como um factor de excitabilidade do sistema nervoso.

Refluxo Gastro-Esofágico (RGE)

Também chamado “azia”, o RGE (sucos gástricos que refluem) é extremamente agressivo para a mucosa da faringe e região posterior das pregas vocais, originando a sensação de queimadura. Deste modo, ocorre um aumento de produção de muco e consequentemente a necessidade de pigarrear e tossir.


Poluição

A exposição prolongada, face à inalação de vapores tóxicos, (provenientes de fábricas, oficina de automóveis, limpezas domésticas), do pó (das casas; escola, como o pó da utilização de giz e respectivo apagador) e dos fungos e bolores de objectos guardados há muito tempo, em locais pouco arejados; podem constituir agentes agressivos paras as mucosas do nariz, faringe e laringe.


Diferenças de Temperatura

Os indivíduos sujeitos a mudanças de locais com diferentes temperaturas, como a utilização de câmaras frigoríficas, ou espaços de temperatura elevada com menor (ar condicionado) ou maior grau de humidade (estufas); levam à desidratação das mucosas do nariz, faringe e laringe; estimulando a ocorrência de pigarreio.

Mudanças de estação de ano

Durante estes períodos, com relevância na primavera, com a inalação do pólen circundante no ar, aumentam a sensibilidade das mucosas das fossas nasais, desencadeando espirros frequentes, corrimento nasal, pruridos, dificuldades em manter uma respiração nasal. De igual modo, pelos factores descritos anteriormente, estes episódios levam à desidratação e abusos vocais constantes como o pigarreio e a tosse, que provocam atrito intenso nas pregas vocais.


Bebidas quentes e geladas

A temperatura do nosso corpo é constante, mas sempre superior àquela existente numa bebida fria/gelada como a água, cerveja ou leite provenientes do frigorífico, provocando uma vasoconstrição da região faríngea e laríngea e assim uma diminuição do lúmen dos espaços de ressonância (limitando amplificação da voz).


Stresse

Situações geradores de stresse, muitas vezes evidenciado pelo cansaço, tensão muscular, espasmos musculares, palpitações, suores, etc. acabam por influenciar negativamente a qualidade de voz.

Boca seca, diminuição de amplitude da mandíbula, imprecisão articulatória, diminuição do lúmen da faringe, levam a um voz, produzida numa laringe em contracção muscular, percepcionando uma voz “apertada, tensa, em esforço”.


Mau uso e Abuso Vocal

A permanência de comportamentos vocais como o pigarreio e a tosse (abusos vocais); gritar, falar muito (com poucas pausas), falar muito alto (principalmente contra um ruído de fundo), falar depressa demais, ausência de entoação melodia (voz monocórdica) ou a utilização de uma intensidade e altura tonal numa frase de forma desadequada; resultam em alterações na qualidade vocal.


*Sinais e sintomas de alerta

Sensação de esforço, de secura, de comichão, de queimadura, de corpo estranho na garganta, fadiga vocal (fonastenia), rouquidão progressiva e/ou persistente por mais de 2 semanas, dor persistente na garganta ou durante a deglutição, aparecimento de uma "massa" no pescoço, pigarreio constante; que ocorrendo com alguma frequência, poderão ser indicativos de patologia vocal.


*Cuidados a ter com a Voz

Manter uma voz saudável, requer alguns cuidados diários:

Hidratação: beba água, em pequenos golos, ao longo do dia, à temperatura natural (2l/dia);

Faça gargarejos com uma solução salina em água tépida;

Lave as fossas nasais com soluções aquosas (como o soro fisiológico) ou vaporizações diárias;

Reduza a ingestão de bebidas como o álcool, café, bebidas com cafeína, chá preto e bebidas gaseificadas e o consumo de pastilhas à base de menta, que podem provocar desidratação;

Não fume, evite frequentar ambientes com fumo;

Evite ambientes com ar condicionado;

Faça repouso vocal, após o uso prolongado de voz ou uso vocal de intensidade muito forte;

Utilize uma articulação adequada (com movimentos amplos da língua, dos lábios), velocidade do discurso moderada;

Evite usar a voz (em duração e intensidade) sempre que esteja “constipado”, ou em crises de alergias;

Reduza o consumo de condimentos na alimentação (como o piripiri) provocam azia e má digestão;


Mantenha um estilo de vida saudável (faça desporto, tenha uma alimentação equilibrada, durma no mínimo 8h, passeie, relaxe e divirta-se).


Aquilo que se sente...


Se aquilo que a gente sente
Cá dentro, tivesse voz
Muita gente, toda a gente
Teria pena de nós.



Augusto Gil, excerto de "Canção das Pedidas", in O Canto da Cigarra.


Como é fácil separar-se e difícil reencontrar-se!
Some-se o meu corpo de jade e evapora-se o seu perfume...
Vai avançada a noite. Não há ferrolho na minha porta...
meia aberta, meia fechada,
à espera do seu regresso...

Song Fang-Hou

Intensidade


Preciso que venhas.
Sem pressa,
Talvez sem volta...
São carinhos à tua espera.
Não se deixe atrasar....
Agonia na tua demora,
Intensidade do amor,
Da paixão
À flor da pele...
(Cida Luz)


... Oh, meu amor,
Doem-me os braços de te abraçar,
Trago as mãos acesas,
A boca desfeita
E a solidão acorda em mim um grito de silêncio quando
O medo de perder-te é um cordel que pisa os meus cabelos
E se perde depois numa estrada deserta por onde
Caminhas...

Joaquim Pessoa

Vermelho



O vermelho (do latim vermillus – "vermezinho": a cochonilha) é a cor do sangue, sita no limite do visível do espectro luminoso (abaixo deste comprimento de ondas, o infravermelho, não é mais perceptível pela visão humana). Também é conhecida como escarlate ou encarnado. É cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta.

. Are Dragonflies Faerie Astronauts? .

VOA


Voa pensamento...
Vai encontrar o meu amor,
Diga a ele que estou aqui,
Olhando pro céu,
Contemplando as estrelas,
Contando os dias e as horas...
Esperando por cada segundo,
A sua chegada.
(Valquíria Cordeiro)



Amor puro e incondicional, que se sobrepõe às falhas do amado, é provavelmente a maior dádiva dos céus.
Radhakrishima


Eu acredito em Fadas!

Fadinha...


"É melhor coxear pelo caminho do que avançar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta."

Santo Agostinho


(...)


Podia morrer por uma só dessas coisas
que trazemos sem que possam ser ditas:
astros cruzam-se numa velocidade que apavora
inamovíveis glaciares por fim se deslocam
e na
única forma que tem de acompanhar-te
o meu coração bate


José Tolentino Mendonça



"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes,
a arte de viver."

Bertold Brecht


Gosto do mar desesperado
a bramir e a lutar
E gosto de um barco ainda mais ousado
Sobre esta rebeldia a navegar.

Miguel Torga

Do poeta Cesar Isella e A. Tejada Gómez.

Canta: Mercedes Sosa


Uno se despide insensiblemente de pequeñas cosas
Lo mismo que un árbol en tiempo de otoño
se queda sin hojas
Al fin la tristeza es la muerte lenta
de las simples cosas
Esas cosas simples que quedan doliendo en el corazón.
Uno vuelve siempre a los viejos sitios
en que amo la vida
Y entonces comprende como están de ausentes
las cosas queridas
Por eso muchacho no partas ahora soñando el regreso
Que el amor es simple
y las cosas simples se las devora el tiempo...
Mercedes disse:"A gente sempre retorna onde já foi feliz, onde passou a infância, a adolescência. Onde parece que os sonhos ficaram intactos. Como disse o poeta: "o amor é simples e as coisas simples as devora o tempo".

Bom Dia - Graficos Para Orkut


Graficos & Glitters Para Orkut