terça-feira, 26 de maio de 2009

Namaste!


"Om Shrim Maha Lakshimiey Namaha"
"Eu Saúdo a Deusa da Beleza, do Amor, e da Prosperidade"

Lakshmi é a deusa da saúde e prosperidade, tanto material quanto espiritual. A palavra LAKSHMI é derivada da palavra em sânscrito laksme, significando acerto. Dessa forma, Lakshmi representa o acerto da vida, que inclui a prosperidade espiritual. Na mitologia hindu, a deusa Lakshmi, também chamada Shri, é a esposa divina do deus Vishnu e fornece a ele a força para a manutenção e preservação da criação.

Em suas imagens e gravuras, Lakshmi é mostrada com quatro braços e quatro mãos. Ela veste roupas vermelhas com bordados dourados e repousa em uma lótus. Ela tem moedas douradas e duas flores de lótus em suas mãos. Dois elefantes (algumas gravuras mostram quatro) são mostrados próximos à deusa. Este simbolismo segue o seguinte tema espiritual:
Os quatro braços representam as quatro direções no espaço e isto simboliza a onipresença e a onipotência da deusa.

A cor vermelha simboliza atividade. Sua aplicação na vestimenta indica que Lashmi está sempre ocupada distribuindo saúde e prosperidade para seus devotos.

O bordado dourado em seu vestido vermelho denota prosperidade.
A flor de lótus significa que enquanto vivendo neste mundo, deve-se desfrutar de sua saúde e força, mas sem se tornar obcecado por isso. Este ensinamento é análogo à lótus, que cresce na água mas não é molhada pela água.

As quatro mãos simbolizam os quatro fins da vida humana: dharma (caminho correto), kama (desejos genuínos), artha (força e saúde), e moska (liberação do ciclo de nascimentos e mortes). As mãos da frente representam a atividades no mundo físico e as mãos de trás indicam as atividades espirituais para alcançar a perfeição espiritual.

Desde que o lado direito do corpo simboliza atividade, uma lótus na mão do lado direito de trás indica que deve-se fazer todas as atividades no mundo em acordo com o dharma. Isto conduz a alma ao moska (liberação), que é simbolizado por uma lótus na mão da esquerda de trás de Lakshmi.

As moedas douradas caindo no chão vindas da mão esquerda da frente de Lakshmi ilustram que ela provê saúde e prosperidade para seus devotos.
Sua mão da direita da frente é mostrada abençoando seus devotos.

Os dois elefantes próximos à deusa simbolizam o nome e fama associados com a força material. A idéia mostrada aqui é que os devotos não devem adquirir força apenas para ter nome e fama ou apenas para satisfazer seus desejos materiais, mas deve compartilhar isso com outros de forma a trazer alegria aos outros além de si mesmo.

Algumas figuras mostram quatro elefantes borrifando água de vales dourados até a deusa Lashmi. Os quatro elefantes nesta situação simbolizam o contínuo esforço próprio de acordo com o próprio dharma e governado pela pureza, em busca da prosperidade material e espiritual.

A deusa Lakshmi é adorada freqüentemente em templos próprios de seus devotos. Uma adoração especial é oferecida a ela anualmente no dia de Diwali, com rituais religiosos e coloridas cerimônias especialmente destinadas a ela.
http://www.amorcosmico.com.br/hinduismo/divindades/lashmi.asp


Ingredients:
Amor, Saude, Prosperidade