segunda-feira, 13 de julho de 2009


No princípio foi o espanto, o susto ao constatar que seriam capazes. Depois veio a raiva e a revolta que demoraram a passar, mas passaram, dando lugar a um sentimento que, nunca então, eu havia sentido: o desprezo. É horrível o desprezo. É uma espécie de enjôo de espírito, de náusea espiritual. Faz mal.
Muitos entraram no meu íntimo envoltos pelo desprezo. Passei a trabalhá-lo, pois não conseguia conviver com ele, como não conseguia conviver com a inveja dos medíocres, dos fracos e dos falsos.
Comecei por me afastar de tudo e de todos, como
auto-defesa, para me resguardar.
Sem querer fui encontrar, pouco a pouco, o que passei a chamar de "meu refúgio" e percebi que obtinha nele, uma certa harmonia, uma certa paz. Quando me dei conta, o desprezo também havia passado, restando apenas o "nada" o "não me importo mais..."
Continuo no meu refúgio, não mais por defesa, pois cresci e me tornei mais forte, mas pelo bem que ele me faz, principalmente nos mergulhos que dou para dentro de mim mesma e que chamo de "diálogos comigo mesma". Eles me têm levado a um enorme aprendizado.
Dialoguei, tempos atrás, a respeito do perdão e aprendi que ele independe do acerto que tenhamos com os outros, mas do acerto que tenhamos com nós mesmos. De estarmos limpos por dentro. Assim estou.
Meu refúgio é meu lugar de refazimento, onde encontro as respostas para os meus "por quês."
Percebi, então, que eu havia dado


A Volta por Cima

Extrapolei os sonhos!
Vivenciei as mágoas.
Convivi com fracos,
suportei os falsos.
Me mantive em pé,
mesmo com pedras
me atingindo em cheio.
Varri da alma
a revolta ignóbil,
o desprezo inútil,
a tristeza vã,
a descrença falsa.
Reabri meu coração à vida.
Deixei reflorescer ternura.
Olhei em volta e para o céu sem fim...
Me conformei com o mundo,
me conformei com a vida.
A vida e o mundo
que mereci pra mim.
Obrigada, Senhor, pela volta
que a vida me fez dar.
Aprendi a amar-te, sem mandamentos,
pela simples razão de te amar.

A Alma do Amor



Quando um homem, quer tenda para os rapazes ou para as mulheres, encontra aquele mesmo que é a sua metade, é um prodígio como os transportes de ternura,
confiança e amor os tomam. Eles não desejariam mais separar-se, nem por um só
instante. E pensar que há pessoas que passam a vida toda juntas, sem poder
dizer, diga-se de passagem, o que uma espera da outra; pois não parece que seja o prazer dos sentidos que lhes faça encontrar tanto encanto na companhia uma da outra. É evidente que a alma de ambas deseja outra coisa, que não pode dizer, mas que adivinha e deixa adivinhar.

( Platão )

Os anjos recolhem sempre o brilho de quem ama
para durante a noite,
enfeitiçarem as estrelas.

Sirlei L.Passolongo

ઇ‍ઉ.¸¸.♥´´¯`♥


(...) de repente tudo isso cessou para você, pois você está pendurado sobre o abismo, preso por um tênue fio, contemplando a grande escuridão. Só nos resta olhar e esperar. E a alma se encheu de uma imensa tristeza ante a possibilidade de um adeus. Mas eu não quero lhe dizer adeus, pois a tua presença faz parte da nossa alegria. E, no entanto, é isto que nós somos, sem que tenhamos coragem para dizê-lo: um adeus. É por isso que precisamos dos poetas. Pois eles são aqueles que tecem as suas palavras em volta do frágil fio que nos amarra sobre o abismo. Eles sabem que em nossos corpos mora um adeus.


Ruben Alves


ઇ‍ઉ.¸¸.♥´´¯`♥.

Sinto-me ter nascido
a cada momento,
Para a eterna novidade
do mundo (...)


_ Alberto Caeiro_

"Pode contar seus segredos ao vento,
mas depois, não vá culpá-lo por contar tudo às
árvores."

(KAHLIL GIBRAN)