sexta-feira, 21 de março de 2008

Símbolos Pascais

A Páscoa possui diversos símbolos, com significados específicos. Além dos mais conhecidos, como o ovo e o coelhinho, existem muitos outros que a maioria das pessoas desconhece. Conheça alguns deles:

Círio Pascal - É uma vela grande e grossa, que deve ser acesa todos os anos, pela primeira vez, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Faz-se, se a inscrição dos quatros algarismos do ano em curso; depois se cravam cinco cravos, que lembram as cinco chagas de Jesus, além de duas letras gregas "Alfa" e "Ômega" a primeiras e últimas letras do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim. O círio, simbolizando Cristo vivo, ressuscitado, é a luz que ilumina e guia a vida do cristão; pois o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!" "Eu sou o princípio e o fim".

Cordeiro Pascal - Representa Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus. Assim, o cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egito. No Novo Testamento, o Cristo é o Cordeiro de Deus, que se sacrificou pela salvação de toda a humanidade. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Óleos Santos
- É na Quinta-feira Santa que se celebra a missa do Crisma, na catedral, onde os óleos sacramentais usados no Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos são abençoados pelo bispo e os sacerdotes. O óleo simboliza o Espírito Santo, aquele que nos dá força para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

O Fogo - No início da cerimônia da Vigília Pascal, na noite do Sábado Santo, a celebração é iniciada com a benção do fogo, chamado de "fogo novo".O fogo é também símbolo da vida nova, da realidade da criação renovada pela morte e ressurreição de Jesus.

A Água - No Sábado Santo, durante a celebração da Vigília Pascal, o sacerdote faz a benção da água batismal que será utilizada nos batismos durante o ano, mergulhando o círio pascal na água, invocando a força do Espírito Santo, havendo ou não batismos. A aspersão do povo com a água benta, se realiza a renovação das promessas batismais. A água simboliza pureza, purificação e renovação.

Coelhinho - Por sua fecundidade a coelhinha simboliza a Igreja. É o símbolo da fertilidade, são animais que reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade da Igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.

Ovos de Páscoa - assim como o ovo, aparentemente morto, contém em si uma vida nova, assim o sepulcro de Cristo escondia uma Vida Nova. Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida.

Pão e Vinho - São os símbolos da Eucaristia. Foi na última ceia (Quinta-feira Santa), Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, que foram oferecidos aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. O pão pode ser reapresentado por espigas de trigo e o vinho por cacho de uvas.

A Cruz - Jesus que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo. A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. No Concílio de Nicéia, em 325 d,C., Constantino declarou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Temos não somente um símbolo da Páscoa, mas um símbolo da fé católica, o sinal do cristão.

Colomba Pascal - O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei Lombardo Alboino, com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasгo graças ao agrado.

Sino - Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressureição de cristo.



Girassol - O girassol e uma flor de cor amarela, formada por muitas petalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque esta sempre voltado para o sol.
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que e Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

Peixe - É o mais antigo dos símbolos de Cristo. Diz a tradição que Cristo é o Grande Peixe e nós somos os peixinhos de Cristo. E, por esse motivo, devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo, e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo. É no Batismo que nascemos espiritualmente, assim como os peixinhos nascem dentro da água.





BOA TARDE!


NOSSO MESTRE MAIOR ESTEVE AQUI EM CASA E TIVEMOS UM LONGO PAPO...E LHE ENCAMINHEI ATÉ A SUA CASA PARA QUE POSSA FAZER O MESMO, REFLETIR COMO EU...


DENTRE MUITOS PAPOS... ELE RESSUSITOU E FEZ ISSO SOMENTE PARA NOS ENSINAR A MATAR OS NOSSOS PIORES DEFEITOS E RESSUSITAR AS MAIORES VIRTUDES SEPULTADAS NO ÍNTIMO DE NOSSOS CORAÇÕES. E POR GOSTAR TANTO DE VOCÊ QUE DESEJO, A VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA, QUE ESTA SEJA A VERDADE DA SUA PÁSCOA E DE SUA FAMÍLIA...

Graciela


Você é bela!
Graciela sempre bela,
Esconde as tristezas,
Só as alegrias revela,
Sorriso sincero,
Coração generoso,
Deves ter também,
Um abraço bem gostoso.
(Valquíria Cordeiro)

"As Fadas são tão pequenas que nelas só cabe um sentimento de cada vez."

O nascimento de uma Estrela...




Não fui eu
Sei que já fiz de tudo um pouco
E sei que meus planos são loucos
Que meu fogo é solto
Que meu sangue é quente
Sei que minha moral não entende
E que não sou do tipo inocente
Mas não fui eu
Sei que fui eu a brincar em um precipício
Sei que fui eu a mentir desde o princípio
Que fui eu que pulei seus arames farpados
E ceguei seus capangas armados
Que fui eu que desacreditei no seu bendito céu
E me neguei a partilhar deste teu fel
Mas isso aí... isso não fui eu!
(Fazer o quê não é?)
SPP

Estou diariamente à tua espera.
Como quem espera um astro pela noite.
Defino-te em segredos.
Revejo-te na memória.
Desenho a tua fronte nas estrelas.
Invejo-te.
Construo a tua boca sem palavras.
Construo este silêncio em que me prendo.
(João Rui de Sousa, Circulação)

As ensinanças da dúvida



Tive um chão (mas já faz tempo)
todo feito de certezas
tão duras como lajedos.
Agora (o tempo é que fez)t
enho um caminho de barro
umedecido de dúvidas.
Mas nele (devagar vou)
me cresce funda a certeza
de que vale a pena o amor
(Thiago de Mello)

Depois do Inverno, morte figurada,
A Primavera,uma assunção de flores.
A vida Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.
(Miguel Torga, diário XIV)

Ao invés de arrumar uma casa, arrume uma pessoa.
More no coração dela.
(Yoko Onno)