sábado, 16 de agosto de 2008

Morre Dorival Caymmi


O cantor e compositor Dorival Caymmi, de 94 anos, morreu por volta das 6h deste sábado, em sua casa, em Copacabana. Caymmi sofria de insuficiência renal e era tratado por um enfermeiro, em casa.

Caymmi foi o autor de diversos sucessos, entre eles a música "O que é que a baiana tem?", interpretada por Carmem Miranda no filme Banana da Terra, de 1938. O compositor baiano transmitiu a paixão pela música para seus filhos. Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi também são músicos.

Em 60 anos de carreira, Caymmi fez músicas sobre oshábitos, costumes e tradições do povo baiano. Em suas cançõesdemonstrava sua adoração pelo mar e pela natureza. Ele gravou mais de20 discos.

Entre as composições de Dorival Caymmi, as maismarcantes são "A Lenda do Abaeté", "Promessa de Pescador", "É DoceMorrer no Mar", "Marina", "Não Tem Solução", "Maracangalha", "Saudadede Itapoã", "Samba da Minha Terra", "Dora", "Rosa Morena" e "Eu NãoTenho Onde Morar"

O corpo de Caymmi será velado ainda neste sábado (16) na Câmara de Vereadores do Rio, na Cinelândia, centro da cidade, a partir das 15 horas. O enterro será no domingo (17), no cemitério São João Batista. O horário ainda será definido porque a família aguarda a chegada do filho Dori Caymmi, que está em turnê no exterior.