sábado, 29 de novembro de 2008

Exercícios do prazer


Prática milenar, o pompoarismo ajuda a fortalecer os músculos da vagina para dar mais excitação sexual e até promover a saúde da mulher.

Por Pamela Cristina Leme

Dedicação diária à vagina. Esse é o princípio fundamental do pompoarismo, técnica milenar descendente direta do Tantra, que promove, por meio da tonicidade de todos os músculos dessa região, a busca por mais prazer sexual, domínio e conhecimento sobre o próprio corpo e o bem-estar da mulher. Não é a toa que o método, criado há mais de três mil anos na Índia, hoje recebe aprovação até dos ginecologistas. "Esse fortalecimento ajuda na prevenção da incontinência urinária e da queda da bexiga, muito comum depois de partos normais e na menopausa", aponta a terapeuta corporal Regina Racco, do Rio de Janeiro, que dá aulas de pompoarismo em todo Brasil.

Autora de dois livros sobre o assunto ("Poder Sexual e Qualidade de Vida" e "O Livro de Ouro do Pompoarismo", ambos da editora Viena), Regina afirma ainda que quem se exercita constantemente também passa a ter mais facilidade no parto e evita, na menopausa, a perda da elasticidade na parede vaginal. "Para quem sofre com cólicas menstruais, o pompoarismo atenua e, às vezes, até elimina essas incômodas dores", garante.

A palavra pompoar vem de pompoir, que quer dizer "pulsar" e se relaciona ao movimento natural que a mulher executa ao chegar ao orgasmo. O treinamento faz com que a ela repita essa ação conscientemente. Aqui no Brasil, o ato de fortalecer os músculos pélvicos vem sendo praticado desde a década de 70. A professora de pompoarismo Stella Alves, uma das sócias da sofisticada butique erótica Constantine, localizada em São Paulo, já atendeu quase cinco mil mulheres em todo país e esclarece que a prática não é solução para nenhuma disfunção sexual nem garante o orgasmo. "A idéia é que a mulher tenha mais sensibilidade na região da vagina e, assim, tenha mais prazer ao contrair e relaxar os músculos dessa área ao redor do pênis", conta.

Técnica passada de mãe para a filha no Oriente, o pompoar parte da filosofia comportamental que considera o sexo um ato sagrado que não precisa necessariamente desembocar em orgasmo. Graças à musculação de suas yonis (nome que os tântricos dão à vagina), as mulheres controlam a relação e chegam a ajudar seus parceiros a evitar a ejaculação, estendendo a duração da relação sexual até onde a capacidade física consegue suportar. Aqui no Ocidente, a técnica passou a ser adotada na década de 50, quando o ginecologista americano Arnold Kegel ficou conhecido pelos bons resultados de seus pacientes que sofriam de incontinência urinária e usaram o pompoarismo para solucionar o problema.

Ginástica íntima:

1º exercício: Sente-se em uma cadeira (evite as poltronas), com a coluna ligeiramente inclinada para frente, sem causar desconforto, as mãos nos joelhos, e os pés paralelos, ligeiramente separados. Inspire contraindo os músculos da vagina, de forma elevatória, como se puxasse algo (contração elevatória). Conte até 30 e relaxe expirando. Repita esse exercício de 3 a 5 vezes ou por até cinco minutos;
2º exercício: Em pé, com os braços ao longo do corpo, mantenha os pés paralelos e ligeiramente separados. Contraia as nádegas e tente uni-las ao máximo que puder. Conte até dez e relaxe. Repita 3 vezes. Ao contrair o músculo elevador do ânus, conseguirá sentir a vagina contraída;
3º exercício: Em pé, contraia e relaxe a musculatura da vagina, como se estivesse pulsando, repita 30 pulsações rápidas e relaxe.

O bacana é que praticar o pompoarismo é fácil, acessível e rápido. Em cerca de três meses, é possível se familiarizar com os exercícios de ginástica íntima, que devem ser feitos diariamente. Para começar, o ideal é procurar a ajuda de um profissional, que está apto a dar orientações de consciência corporal e explicar a melhor forma de manusear os acessórios, como as conhecidas bolinhas tailandesas (chamadas ben wa) e o vibrador. "Algumas mulheres têm dificuldade em localizar os músculos que precisam ser exercitados", sinaliza Regina.

De acordo com ela, o ideal é fazer uma série de 15 contrações, pelo menos duas vezes por dia - de manhã e à noite. Também é importante procurar um médico antes de aventurar na arte do pompoar. "É preciso ter certeza de que o órgão está saudável", alerta Stella. Mulheres de qualquer idade podem praticar o pompoarismo. "Mas, nos cursos, costuma-se estabelecer a idade mínima de 18 anos. A partir daí, temos alunas até da terceira idade", garante. Ela diz que não há contra-indicações para quem quiser aderir ao método e que, com no máximo um mês de exercícios, já é possível sentir a diferença."Além de melhorar o desempenho sexual, a mulher percebe o quanto é importante não se preocupar com a vagina apenas quando tem que ir a ginecologista", conclui.

Fonte: Regina Racco, terapeuta corporal e professora de pompoarismo.