sábado, 27 de outubro de 2007

Apagar-me



Apagar-me
diluir-me
desmanchar-me
até que depois
de mim
de nós
de tudo
não reste mais
que o charme.



Paulo Leminski

Momentos



Há momentos em nossas vidas que percebemos o quanto é importante amarmos a nós mesmos e seguir as veredas por onde nosso coração nos guia.
Há momentos em nossas vidas em que temos que nos importar mais com nossas esperanças, com nossa vontade, com nossos sonhos, com nossa busca pela felicidade.
Há momentos em que percebemos que ninguém vai sofrer nossas dores, ser feliz por nós, que ninguém além de nós vai trilhar nossos caminhos e fazer nossas buscas.
Há momentos em nossas vidas em que temos que valorizar o que somos e o que queremos sem nos preocuparmos com o que vão pensar ou sentir os outros.
Há momentos em que temos que fugir da hipocrisia, deixar pra trás a diplomacia, esquecer o mundo e olhar pra dentro de nós.
Há momentos em que precisamos ter intensidade para realizar aquilo que acreditamos, apostar, ter esperanças, encarar, reconhecer e dar o valor.
Há momentos em que temos que assumir nossos sentimentos perante todos, cedo ou tarde para muitos, a mim interessa o agora e daqui pra frente.

Há momentos em que temos que acreditar em alguém e no que nos oferecem, principalmente se o que nos oferecem é mais que ilusão ou virtualidade. E sim a possibilidade de em fim renovar as cores, os aromas, os sabores, as melodias... Renovar a vida com verdade e amor!
Há momentos que em fim temos que dizer...Eu te amo! Pra pessoa certa e tentar...

E este é o momento... Por que a vida é curta, mas o amor é infinito.

(Isabel Machado)

Poetas


Ai as almas dos poetas
Não as entende ninguém;
São almas de violetas
Que são poetas também.
Andam perdidas na vida,
Como as estrelas no ar;
Sentem o vento gemer
Ouvem as rosas chorar!
Só quem embala no peito
Dores amargas e secretas
É que em noites de luar
Pode entender os poetas
E eu que arrasto amarguras
Que nunca arrastou ninguém
Tenho alma pra sentir
A dos poetas também!
(Florbela Espanca)

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser, porque
você possui apenas uma vida e nela
só temos uma chance de fazer aquilo
que queremos. Tenha felicidade bastante
para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana. E esperança
suficiente para fazê-la feliz. As pessoas
mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles
que choram. Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância
das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante é baseado num
passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando
perdoar os erros e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos
deixar duram uma eternidade. A vida não é
de se brincar porque em um belo dia se morre...
(Clarice Lispector)

Enya - Orinoco Flow



Sem comentários...

Pagu


Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão
Eu sou pau pra toda obra, Deus dá asas à minha cobra
Minha força não é bruta, não sou freira nem sou puta
Porque nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem
Nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem
Sou rainha do meu tanque, sou pagu indignada no palanque
Fama de porra-louca, tudo bem, minha mãe é Maria ninguém
Não sou atriz, modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima
( "Pagu" - Rita Lee)

Ela


Ela pode ser um rosto que nunca esquecerás, um sorriso, uma lágrima, um corpo. Pode ser talvez apenas uma vaga lembrança. Palavras ditas, bilhetes perdidos, asa partida, ou pode ser alguém em quem sempre pensarás... Joana, Maria, Ana, Carolina. Ela pode ser apenas mais uma mulher bela na tua vida ou aquela que em ti tocou fundo ou apenas uma mulher livre vagando pelo teu mundo.
Talvez ela seja uma bênção na tua vida, seja o sol das tuas manhãs, o motivo da tua luta diária e tua recompensa à noite. Talvez ela não seja nada disso... E ainda assim tu a ames. Ela pode ser a música que te embala ou um furacão que te arrasta... Um doce, um veneno, um café amargo, pode ser a mão que fere e dá afago e talvez centenas de coisas diferentes no espaço de um dia.
Ela pode ser uma fada ou uma bruxa, talvez a fome ou a fartura. Pode transformar cada dia em um paraíso, velar teu sono ou te fazer perder o juízo. Talvez ela possa muitas coisas mais. Talvez não possa muito, mas você possa por ela.
Ela pode não ser o que parece ser. Dentro de seu casulo ela traz a solidão e a paixão de todo poeta e mais a ânsia por liberdade que nunca lhe deixa quieta. Ela que sempre parece tão feliz na multidão com seus olhos tão brilhantes e orgulhosos e seus cabelos ao vento, não transparece a ninguém seu interno tormento. Ela pode acordar sorrindo ou beber seu café entre lágrimas. Pode dizer que está tudo bem, mas pode estar fingindo.
Talvez ela seja o amor que sempre durará ou apenas uma paixão passageira. Mas quando ela estiver com você ela será sua. Sua amante, amiga, sua cúmplice e companheira. Ela que sempre dá tanto e pede pouco, pode fazer tudo por você, mas pode cansar, pode aos poucos morrer, querer partir, pode ancorar a dor do mundo a ainda assim te fazer sorrir.
Ela requer paciência. Ela não é uma mulher comum. Se ela estiver na tua vida, fará toda diferença. Ela acolherá seu riso e suas lágrimas e talvez essa seja a razão pela qual você viva. Você cuidará dela nos tempos e nas horas mais difíceis e também levará os sorrisos e as lágrimas dela com você. Porque ela é o sentido da sua vida e por onde ela for você irá.
Talvez você não saiba o que goste tanto nela, se é porque faz pose e é bela ou porque é despreocupada e misteriosa, talvez porque seja meio dissimulada, porque no fundo ela goste de ser mandada, porque ela te faça ver e sentir o mundo de outra maneira ou seja por suas curvas desproporcionalmente belas.
Nada importa, as perguntas ficam sem respostas, você só sabe que a vida é melhor se você estiver com ela. Porque talvez ela seja o modelo de todos os seus sonhos, talvez não e ainda assim você amará ela.
(Carolina Salcides)

Origem das Fadas



A origem dos contos de fadas, segundo Marie Louise Von Franz (apud GIGLIO, 1991: 3), parece residir em uma potencialidade humana arquetípica (aliás, não somente os contos de fada, como todas as fantasias). Antigamente os pastores, lenhadores e caçadores, passavam bom tempo de suas vidas sozinhos nas florestas, campos e montanhas. Acontecia que repentinamente eram assaltados por uma visão interior muito forte, que os alvoroçava por inteiro. Corriam então de volta a suas aldeias e relatavam o que lhes tinha acontecido a todos que o quisessem ouvir. Daquela visão inicial, iam-se formando lendas, e mais tarde “contos maravilhosos”. O pensamento mítico, no caso dessas visões espontâneas, é compreendido como um pensamento essencialmente pré-lógico, elementar e arquetípico. Os arquetípicos por definição, são fatores e motivos que ordenam os elementos psíquicos em imagens, de modo típico.
Como afirma Jung (apud GIGLIO, 1991: 15), os contos de fada constituíram através dos séculos instrumentos para a expressão do pensamento mítico, perpetuando-se no tempo por desempenharem uma função psíquica importante relacionada ao processo da individuação: através deles toma-se consciência e vivencia-se arquétipos do inconsciente coletivo. Esses arquétipos, por sua vez, ao serem trazidos à consciência e dramaticamente vivenciados permitem a Psique cumprir as etapas de integração progressiva do desenvolvimento da persona, conscientização da sombra, confrontação com a anima / animus e outros arquétipos, e finalmente atingir um estado onde a comunicação Ego-Self seja fluente e criativa (apud THOMPSON, 1969: 152). Ainda a partir de uma perspectiva junguiana, (apud THOMPSON, 1969: 152) existe um lado masculino e um lado feminino em cada um de nós. Se o masculino é dominante, o feminino é recalcado. O indivíduo bem conformado necessita desenvolver ambos os aspectos. Também existem quatro características principais em cada um de nós: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Constituem pares de oponentes. Nos homens o pensamento e a sensação constituem, habitualmente, características conscientes, ao passo que o sentimento e a intuição encontram-se recalcados. Nas mulheres, sentimentos e intuição são predominantes. O lado feminino recalcado do homem é denominado anima, o lado masculino da mulher é o seu animus.
Em Franz (apud GIGLIO, 1991: 6), os contos de fada numa visão junguiana são uma representação simbólica de problemas gerais humanos e suas soluções possíveis, ou seja, as representações da fantasia são tão primárias e originais como os próprios desejos e instintos. Nos conteúdos dos contos de fada é possível ver uma projeção dos estágios originais e arquetípicos do desenvolvimento da consciência humana. Nos símbolos do inconsciente, nos sonhos e fantasias, encontram-se os mesmos princípios da expressão dos mitos e contos de fada, o que, representa um recurso fundamental no processo do desenvolvimento humano.
Conforme Araújo (1980: 39), para Jung certas lendas, mitos e símbolos têm origem na infância da humanidade em que faltando recursos intelectuais, o homem apresentava uma disposição natural para aceitar o sobrenatural. Seria assim uma necessidade psicológica de buscar soluções mágicas e de criar seres fantásticos para superar uma realidade que lhe impunha limitações. O inconsciente coletivo, guardaria assim, uma necessidade de retorno as origens do homem revivendo experiências anteriores da humanidade.
À luz da psicanálise, os contos de fadas revelam os conflitos de cada um e a forma de superá-los e recuperar a harmonia existencial. Assim a tão famosa dicotomia entre o bem e o mal, presta-se numa terapia, a uma análise mais contundente da personalidade, na qual se permite trabalhar com sentimentos inconscientes que revelam a verdadeira personalidade (CEZARETTI, 1989: 26).
Diz Bettelheim (1980: 16).
img_title

As Fadas

img_title
"As Fadas... eu creio nelas!
Umas são moças e belas,
Outras, velhas de pasmar...
Umas vivem nos rochedos,
Outras, pelos arvoredos,
Outras, à beira do mar...

Algumas em fonte fria
Escondem-se enquanto é dia,
Saem só ao escurecer...
Outras, debaixo da terra,
Nas grutas verdes da serra,
É que se vão esconder..."
(Antero de Quental, As Fadas)

Os Contos de Fada...


Dr Jung, disse certa vez, que é nos contos de fada onde melhor se pode estudar a anatomia comparada da psique. Nos mitos, lendas ou qualquer outro material mitológico mais elaborado obtém-se as estruturas básicas da psique humana através da grande quantidade de material cultural. Mas nos contos de fada, existe um material consciente culturalmente muito menos específico e, consequentemente, eles oferecem uma imagem mais clara das estruturas psíquicas (FRANZ, 1990: 25).Segundo Bettelheim, (apud CEZARETTI, 1989: 24), que analisa as histórias mais conhecidas, todos os problemas e ansiedades infantis, como a necessidade do amor, do medo e do desamparo, da rejeição e da morte, são colocados nos contos em lugares fora do tempo e do espaço, mas muito reais para crianças. A solução geralmente encontrada na história e quase sempre leva a um final feliz, indica a forma de se construir um relacionamento satisfatório com as pessoas ao redor.Mas evidentemente, para se chegar ao final nem tudo são flores. Os contos estão replectos de problemas como a presença do bem e do mal, e partindo desse ponto pretendemos desenvolver uma reflexão sobre a fantasia e suas imagens simbólicas nos contos de fada como recursos fundamentais no desenvolvimento humano, o que constituem o conteúdo do presente trabalho.
Divididos entre o bem e o mal, representados por príncipes, fadas e também por monstros, lobos e bruxas apavorantes, os contos de fadas encantam as crianças e os adultos desde a sua criação, que data da época medieval. Mas a sua função não pára aí, pois além do entretenimento, transmitem ainda valores e costumes e ajudam a elaborar a própria vida através de situações conflitantes e fantásticas. “Mitos e contos de fadas expressam processos inconscientes. A narração dos contos revitaliza esses processos e restabelece a simbiose entre consciente e inconsciente” - já havia dito Carl Gustav Jung, famoso psicanalista e discípulo de Freud (apud CEZARETTI, 1989.

Simplesmente Palavras


Que confortam.
Que nos mostram outros lados da vida.
Que renovam a confiança na humanidade, em Deus... em nós mesmos.
Que transformam horas de angústias em eterna paz.
PALAVRAS
Que dão segurança no momento vacilante.
Que fazem sorrir...
Que têm o calor do carinho e da bondade.
PALAVRAS
Que transformam lágrimas em estrelas cadentes.
Que convertem pesadelos nos mais sublimes sonhos.
Que norteiam vidas.
SIMPLISMENTE PALAVRAS!...
(Arlette Sacramento)

Mulher Fada


Mulher Amada
Ora por baixo da lua
Ora por cima do vento
Meu Faraó do passado
Hoje presente
Faraó dono dos areais
Onde rolamos como pardais
Nossa sede de beijos
Assemelhava-se a Papiros
Papiros
Papiros
Papiros de luar
Como é bom amar
O sangue que nos rodeia no nosso oásis Púrpura
Tingindo os areais desbotados
Pelo sol à muito deitado
Nossos corpos se retorcem seguindo
O movimento do mar
Um sortilégio, um feitiço
e sem ter havido lençóis
Sou tua Deusa
Tua Fada
Sou a tua Amada
(Inês Silveira)

Bruxa Básica

Eu sou uma bruxa básica
faço magias do dia a dia
Gosto de fazer travessuras
o meu lema é espalhar a alegria

Pego a vassoura encantada
e saio varrendo as tristezas
queimo tudo no caldeirão
e vou apreciar, da vida, as belezas.

Como toda boa bruxa
eu adoro a natureza
o verde, as flores e o azul do céu
Com fitas em tons de violeta
eu adorno meu chapéu.

Meu encantos e sortilégios
são feitos com amor e paz
têm o pó mágico da esperança
quebre este encanto se for capaz!

Tenho muitas irmãs e irmãos
Eu sou parte do universo
Saúdo todos o Bruxos
nas linhas deste meu verso.

Bruxas e bruxos de todos os tempos
Convoco-os ao circulo das mãos
Vamos orar pelo planeta
pedindo a Paz, o amor e a união!
(Tahyane Rangel))

*Chamando sua Fada*


Tome um banho de ervas e flores e vista-se de branco. Se tiver, pode usar uma faixa dourada na cintura. Va a um local tranquilo ao ar livre e acenda uma vela e um encenso, vire-se p/ o Oriente faça oracoes para a divindade de sua devocao. Caso siga a magia turnica ou angélica pode ler o salmo 51. Depois respire e diga:
"Ó criadrora de todas as coisas, Mae de tudo que há, ouça-me agora! Peço-te pelo teu poder infinito que me envies uma fada benéfica para que possa me guiar e ajudar a prosseguir os meus instentos!Assim eu digo e assim se faz!"
Medite por alguns minutos. Então, apage a vela com as pontas dos dedos ou um abafador e retire-se. Nao precisa fazer o círculo nem usar a espada, mas se quiser pode usar a vara mágica.
OBS: Faça com responsabilidade e sem medo pois e um ritual envocativo, o mede pode atrapalhar!

Receita de Vida Feliz

- Ingredientes:
FAMÍLIA: é aqui que tudo começa;
AMIGOS: nunca deixe faltar;
RAIVA: se acontecer que seja pouca;
DESESPERO: pra quê?
PACIÊNCIA: o máximo possível;
LÁGRIMAS: enxugue todas;
SORRISOS: os mais variados;
PAZ: em grande quantidade;
PERDÃO: a vontade;
ESPERANÇA: não perca jamais;
CORAÇÃO: quanto maior melhor;
AMOR: pode abusar;
CARINHO: essencial;

- Modo de Preparo:
Reúna sua FAMÍLIA e seus AMIGOS.
Esqueça os momentos de RAIVA e DESESPERO.
Use toda sua PACIÊNCIA; substitua as LÁGRIMAS por SORRISOS.
Junte a PAZ e o PERDÃO, depois ofereça aos seus desafetos.
Deixe a ESPERANÇA crescer em seu CORAÇÃO.
Viva sempre com muito AMOR e CARINHO.

Rendimento: Uma vida maravilhosa...

Sou Fada, sou Bruxa

img_title

Sou mMlher,
Sou flor
Um lado Bruxa
Um lado Fada

O meu lado Bruxa
Enfeitiça
Meu lado Mulher
Atiça
Meu lado Fada
Te conquista

No amor sou Fada
Sou Mulher
Mas sou Bruxa
Que lhe encanta
Sou flor que nunca murcha
Sou Mulher
Que simplesmente ama
Um lado Fada, um lado Bruxa.

Se estou triste
O meu lado Fada
Acalma meu coração
Se apaixonada
O meu lado Bruxa
Usa o feitiço da sedução
Mas sou simplesmente Mulher
Magia, amor e dedicação.
(Sirlei L. Passolongo)

Butterfly


"Nas asas de crepom da borboleta
Mandalas de neon cintilam mais
Farfalla em curvilíneas radicais
Dança ao divino timbre da trombeta
Da datura de cálice violeta.
Silêncio colorido de ultra-som,
vermelha em seus lábios de batom,
À Fada-mãe traz pólens a ninfeta.

Voa livre, transcende porto e cais,
seu movimento é mantra... Le papillon
entoa em seu ruflar sagrado Om.

Tantra-yoga rebenta na alma o dom,
pintura de grafite e de crayon...
Borboletas são bençãos em fractais!"
(Paulo Urban)