quarta-feira, 14 de novembro de 2007


"... Procurar nossa felicidade atraves da felicidade dos outros...."
_Não estou pregando o acetismo, a santidade, não estou elogiando o puro espirito do sacrificio e renuncia. Tudo isso seria inumano, significaria ainda fuga da vida. Mas o que procuro, o que desejo, é assegurar a vida pelos ombros e estreitá-la contra o peito, beija- la na face. Vida, entretanto, não é o ambiente, em que te achas. As maneiras estudadas frases convecionais, excessode conforto, ou perfumes caros e a preocupação de dinheiro são apenas uma pessima contrafação da vida. Buscar a poesia da vida fora da vida será coisa que tenha nexo???....
...O dia mais imporatante da minha vida foi aquele em que recordando dos meu erros, acheu que já chegara a hora de procurar uma nova maneira de ser útil ao proximo, de dar novo rumo às minhas relações humanas. Que era que eu tinha feito senão satisfazer os meus desejos, o meu egoismo? Podia ser considerada uma criatura boa apenas porque não matava, porque não roubava, porque não agredia??? A bondade não deve ser uma virtude passiva. No dia em que achei DEUS, encontrei a paz e ao mesmo tempo percebi que de uma certa maneira não haveria mais paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifico da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros. Que tinha eu feito até então para diminuir esse sofrimento, para atender esses apelos??? Euvia ao meu redor pessoas aflitas que para se salvarem esperavam apenas uma mão que apoiasse, nada mais que isso. E DEUS me dera essas duas mãos!!!
Pensei tudo isso numa noite de insônia.Quando o dia nasceu senti que tinha nascido de novo com ele. Era uma nova mulher..."
(Carta de Olivia para Eugênio - Trecho do livro "Olhai os Lirios do Campo de ERICO VERISSIMO)

Nenhum comentário: