quinta-feira, 20 de março de 2008

A música é mágica




Nosso mundo é cheio de sons. Há sons de carros, de buzinas, de vozes, de gente caminhando, de pássaros cantando e até de vento soprando. É difícil imaginar um mundo sem sons. Sim, mais difícil ainda imaginar um mundo sem os sons musicais. A música é feita de sons, de silêncio e de ritmo. A música é mágica. Ela pode trazer alegria, animar, enfeitar a vida. Com a música, você viaja, sonha e se diverte.


Descobrir os segredos da música é muito divertido. Saber o que é ritmo, o que é som e sentir o silêncio é passear em boa companhia. Conhecer a esperteza dos sons, como eles andam, correm e saltitam. Sentir sua vibração, seu movimento e suas cores. Deixar que tudo isso se organize dentro de você é fazer música.
E a música tem poder. Quando alguém canta, dança, ou simplesmente quando ouve música, está exercitando seu cérebro. Por isso, a música é muito importante na infância. A sensibilidade musical estimula todo o organismo. Melhora a saúde. Vivenciar a música, brincar com ela, conhecê-la melhor desenvolve o raciocínio e a criatividade.



Estudar música, fazer música, experimentar esse mundo sonoro-musical é muito importante desde a infância. Você, criança, lembre-se de que a música é uma boa companheira. Quanto mais cedo o contato com ela, melhor. Então, vá em frente. Faça música.





Timbre, altura, intensidade e duração


A música está presente em toda parte. Ela é nossa companheira. Vamos conhecê-la um pouquinho mais? O som musical tem cor, ou melhor, timbre. Por isso sabemos se o som vem de uma voz ou de um instrumento musical. O som do violão não é igual ao som do piano, como também não é igual à voz da mamãe nem da vovó. Cada pessoa, cada instrumento musical possui um timbre, ou seja, uma cor que é só sua. Não é legal? Assim podemos formar uma banda com diferentes instrumentos musicais e identificar cada instrumento por seu timbre.
Mas o som não tem só timbre. Ele tem também altura, intensidade e duração. E essas qualidades são muito importantes. Quer ver? Como o som tem altura, ele pode variar – ora fica grave, ora médio, ora agudo. Os agudos lembram a voz dos bebês; os médios, a voz da mamãe; e os graves, a voz do papai. Com a intensidade, ele pode ser forte ou fraco. A duração permite que ele seja longo ou curto. Tudo isso junto, bem combinado e organizado, se transforma em música. E o mundo da música é mesmo mágico!

(Ana Margarida F. Rebello)