quarta-feira, 2 de abril de 2008



MÊS: JUNHO
FLOR: GERÂNIO
FADA: GERALDINE

O gerânio é uma planta ornamental de jardim que se encontra sob a proteção de uma fada que se adorna com suas flores e folhas, conhecida como Geraldine. É descrita como uma jovem menina morena, de rosto ovalado que denota sua delicadeza e sensibilidade. Apresenta-se sempre vestida com as cores do gerânio. Essa flor, unida às fadas, é símbolo de fidelidade, vigilância e longevidade. Os gregos associavam essa flor à cegonha, porque o fruto dessa flor lembra o bico da ave. Acredita-se que os gerânios brancos afastam serpentes e se plantados perto de janelas, impedem que as moscas entrem na casa. A Fada Geraldine protege as crianças que brincam em seu jardim e desperta sentimentos positivos em todos que vivem em suas proximidades. Gosta muito que recitem o poema:

“Não há flor no mundo tão maravilhosa”,
Que tenha tão radiante escarlate.
Ali onde cresce é feliz,
Em vasos ou solo de jardins.
Nada há lugar que a flor gerânio
Não goste de habitar.
Plante-me, diz ela,
Que eu também te faço feliz.


MÊS: JULHO
FLOR: ROSA
FADA: ROSE

A rosa, flor de agradável fragrância e talo espinhoso, que desde sempre é muito apreciada pelas fadas por ter um efeito purificador. A fada das rosas está descrita como uma menina de cabelos curtos loiros, que revela em seu rosto uma delicada sensibilidade capaz de despertar o carinho de todo aquele que a contempla. Suas roupas surgirem uma sensualidade carregada de doçura. Ela gosta que cantem a seguinte canção:

“A rosa”,
A flor mais bela e amada;
As palavras jamais poderão expressar
Sua beleza e sua bondade.
Pétala a pétala, os brotos se abrem ao sol,
Tão pura e branca sua cor,
Delicada rosa, o vermelho em todo seu esplendor.
Doce fragrância, profunda, embriagadora,
Que delícia ser a fada da rosa!


MÊS: AGOSTO
FLOR: PAPOULA
FADA: POPPY

A papoula é a planta oriental que contém o ópio, usado há séculos. Foram encontradas nos túmulos dos egípcios há três mil anos atrás.
De acordo com uma lenda grega, a papoula foi criada por Somnus, deus do sono, para ajudar Ceres, a deusa do milho, que completamente esgotada pela busca de sua filha perdida, não conseguia mais fazer o milho crescer. As sementes da papoula ajudaram-na a dormir e após o descanso, o milho cresceu outra vez. Os gêmeos Hypnos e Thanatos foram representados coroados com papoulas ou as carregando nas mãos. Por certo, os gregos já tinham o conhecimento que o sono induzido pelo ópio pode causar a morte.
A fada poppy se apresenta com aspecto de uma moça madura, cujo rosto reflete uma seriedade interior que pode assustar a todo aquele que a vê, entretanto na realidade, se trata de um espírito sonhador que está concentrada em seus próprios sonhos. Veste-se de vermelho e sua pele é negra, e gosta de rodear-se das pétalas da papoula. Sua canção preferida é a seguinte:

“Aqui estou, elegante e esbelta”.
E entre o verde trigo espigado,
Cantando a minha seda escarlate,
Como a cotovia trina no alto.
Agora está pelado o trigal,
Pois a colheita chegou ao seu fim,
Todavia, esplêndida e jovial,
Eu ainda permaneço aqui.
Quer me ver?
Então se aproxime!


MÊS: SETEMBRO
FLOR: BOTÃO DE OURO OU RANÚNCULO
FADA: ÁUREA

Áurea é a fada que habita a flor conhecida como botão de ouro. É descrita como uma menina de cabelos loiros e aspecto sonhador e romântico. Usa um vestido feito com sedosas pétalas amarelas e apresenta duas asas duplas de borboleta. Essa fada proporciona melhoria aos enfermos e ajuda a aumentar o amor próprio. Conta com a particularidade de ter em suas asas um pó semelhante aos dos lepidópteros e sem o qual não poderiam voar. Para invocá-la, recite o seguinte poema:

“Sou a flor que mais ama as crianças”,
Para elas é todo meu tesouro,
A elas ofereço meu cálice formoso
De pétalas douradas e talo vigoroso.
Vejam, meus amados companheiros,
O azul do céu do estio
E os campos repletos de botões de ouro,
Que abrem, para ti, um por um.
Venham até mim, meus pequenos amigos,
Que eu sempre os protegerei!


MÊS: OUTUBRO
FLOR: COLOMBINA, ERVA-POMBINHA, SOLDADOS, AQUILÉGIA
FADA: CLAIRE

A aquilégia é uma flor muito bela, pois possui o formato de um sino. A fada Claire é descrita como sendo uma menina de suave movimento e que gosta muito de dançar. Mantêm o olhar sempre atento e uma expressão serena, símbolos de sua timidez e de sua ternura. Ela gosta que recitem o poema:

“De todas as fadas”.
Que começam com C,
Vamos eleger uma.
Ah...E veja se acertas!
Está a saudável calêndula,
A campainha trepadeira,
O crisântemo, a gramínea
E a columbina, a mais bela bailarina.
Sim, Columbina é a eleita!
E ao seu lado toca flauta um elfo,
Uma doce melodia para seus pés ligeiros
Que dançam entre as flores
De meu jardim belo e soberbo.


MÊS: NOVEMBRO
FLOR: MARGARIDA DE JARDIM
FADA: DAVEY

A fada Davey possui um rosto infantil e seu olhar revela os impulsos elementares de sua atividade. Adorna-se com uma coroa de pétalas de margarida e um colar das mesmas flores. De compartilhar com quem a vê. Gosta que recitem o seguinte poema:

“São altas demais para mim”,
Magnólias e malvas silvestres.
Não há uma pequena flor por aqui
Que comece com a letra M?
No pequeno leito verde
Projeta-se a margarida de jardim,
E ela sorri para o sol, para ti,
Para mim e para todos os presentes.
Bem me queira margarida,
pois
Sempre quero estar junto a ti.


MÊS: DEZEMBRO
FLOR: MARGARIDA DO CAMPO
FADA:DAISY

Segundo uma lenda celta, as margaridas se formaram do espírito das crianças que morriam após o nascimento. Essa é a razão pela qual a flor possui aspecto tão inocente.
Na Idade Média as margaridas foram usadas para curar insanidade, tumores e doença de pele. O rei Henrique VIII comia margaridas para aliviar sua úlcera de estômago.
A fada Daisy é descrita como uma menina de rosto infantil e loira. Usa uma blusa da cor verde, graças a qual pode camuflar-se entre as folhas e ervas. Representa a beleza, a fidelidade e a pureza.
Ela gosta que recitem o seguinte poema:

“Vem, chegue-se para brincar comigo”;
Eu sou à flor das crianças.
Em um bonito colar trespasso minhas cores,
Junto todas ao longo do dia,
Até que o sol se despeça.
Devo ir descansar agora:
Amanhã voltaremos a brincar.
Minhas pétalas fecham-se
Tão suaves e brancas.
Até o sonhado amanhecer.


(Rosane Volpato)