terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Nunca Mais



Antes eu tivesse partido
para longe de mim...
antes eu me tivesse refugiado
no antro dos velhos Magos...
- Porque eles me dariam a beber
o sumo da Flor-Sábia,
da Flor-Mãe,
que adormece,
alivia
consola...
Antes eu tivesse partido
para longe de mim...
Mas o antro dos velhos Magos
é tão negro e tão triste...
Tive medo de me perder
naquela treva,
de onde nunca mais
poderia ver
os caminhos sidérios
que a Ti conduzem
meus olhos...
Antes eu tivesse partido
para longe de mim...
mas doía-me adormecer,
pelo medo de ter de deixar de amar...
No entanto,
eu sei que tudo é inútil...
Eu sei que tudo é impossível...
Eu sei que tudo é vão,
Tudo,
Tudo que eu sonho e quero...
Eleito, ó Eleito,
antes eu tivesse partido
para longe de mim...
Antes me tivesse refugiado
No antro dos velhos Magos...
(Cecília Meireles)

Um comentário:

Neuracy disse...

Há quase quarenta anos ganhei esse livro onde estava escrita essa poesia. Eu a achei tão linda que a decorei, mas hoje me lembrava apenas de "...Antes eu tivesse partido para o antro dos velhos magos..." Bem. semana passada eu estava no meio de um trânsito caotico falei essa frase do antro dos velhos magos tão negro e triste. Minha filha me perguntou o que significava essa frase eu lhe respondi que era uma frase de um poema que me encantou muito tempo antes de ela nascer e que eu jamais o esqueci. Minha filha tem hoje 33 anos e eu tenho 60.